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ISSN 1516-6104
Rio de Janeiro, 05/05/2024
Departamento de Direito
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A Análise do Discurso Ideológico do Direito e a Teoria do Agendamento Midiático
Por: Marco Aurelio Moura dos Santos e Marco Antonio Barbosa

Resumo

Aborda-se a formação do discurso ideológico do Direito e a influência do agendamento promovido pela mídia na formação da opinião pública, bem como a apropriação e/ou a influência da mídia na formação do discurso jurídico. Consta-se que as decisões judiciais cada vez mais são divulgadas e comentadas por especialistas nos meios de comunicação, especialmente as mais polêmicas, o que produz reflexividade “causa-efeito” entre os agendamentos noticiados e a consequente influência no ajuizamento de demandas, provocando a indagação se a legitimação do discurso dos profissionais do Direito sustenta-se apenas em fundamentos jurídicos e sociais ou se também sofre influência ideológica dos meios de comunicação. Conclui-se que o discurso jurídico é resultado de inúmeras ideologias, intensamente influenciadas pela opinião pública, que por sua vez também é determinada pelo agendamento promovido pela mídia.

Palavras-chave: Mídia; Opinião pública; Discurso ideológico do direito; Ideologia; Sociedade da informação.

Abstract

This paper deals with the formation of the ideological discourse of law and the influence that the agenda setting promoted by the media has in the formation of the public opinion, as well as with the appropriation and/or influence of the media in shaping the legal discourse. It is noted that court decisions are increasingly disclosed and commented by experts through the media, especially the most controversial, which produces a "cause and effect" reflexivity between the reported agenda and the consequent influence on the filing of demands, which causes questioning if the legitimacy of the legal practitioners’ speech supports itself only on legal and social grounds or if it is also influenced by the media. It concludes that the legal discourse is the result of many ideologies, heavily influenced by public opinion, which in turn is also determined by the agenda setting promoted by the media.


Keywords: Media; Public opinion; Ideological legal speech; Ideology; Information society.

A Análise do Discurso Ideológico do Direito e a Teoria do Agendamento Midiático


Nº 48, jan./jun.2016



 

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