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O ensino do direito comparado no Brasil contemporâneo |
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Por: Ana Lúcia de Lyra Tavares
Resumo O presente texto busca retraçar as condições em que se dá o ensino do direito comparado no Brasil de hoje, a partir do relatório da autora ao Congresso Internacional de Direito Comparado, realizado em Brisbane, em 2002. Focaliza o conteúdo da disciplina, sua presença nos currículos universitários brasileiros, a metodologia e as repercussões da globalização sobre esses diversos aspectos. Contém reflexões sobre o direito comparado não apenas como instrumento de harmonização dos sistemas jurídicos, mas também de preservação dos elementos que conferem identidade aos direitos nacionais. Palavras-chave Ensino do direito comparado; ensino jurídico brasileiro; globalização.
Abstract This paper focuses the current conditions of the teaching of comparative law in Brazil. It is based on the national report presented by the author at the International Congress of Comparative Law held in Brisbane (2002). The article focuses the presence of this discipline at Brazilian universities, its methods, as well the impact of global movement regarding various aspects of this teaching. Some remarks deals with comparative law as an instrument not only to harmonize legal systems, but also to improve the preservation of national legal systems’ identity. Keywords Comparative law teaching; Brazilian legal system teaching; globalization.
O ensino do direito comparado no Brasil contemporâneo
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Nº 29, jul./dez.2006 |
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