Pilotis Brasão da PUC-Rio - voltar para a página principal d a universidade
ISSN 1516-6104
Rio de Janeiro, 19/05/2025
Departamento de Direito
Publicação Online

inicio do menu
item
 Primeira Página
inicio do menu
pixel
inicio do menu
item
Missão e Política Editorial
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Conselho Editorial
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Notas aos Colaboradores
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Normas de Publicação
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Indexação e Distribuição
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Contato
inicio do menu
separador
inicio do menu
item
Créditos
inicio do menu
pixel
inicio do menu
 BUSCA
consulta avançada
inicio do menu
pixel
Todos os Exemplares
   
   

  Nº 39, jul./dez.2011
Alfabetização ecológica e cultura constitucional
Por: Jeferson Dytz Marin

Resumo

O Direito Moderno, através de sua teoria crítica, deve propor muito mais do que o estudo da norma e a aplicação subjuntiva dessa aos fatos sociais. A transdisciplinariedade e a interdisciplinariedade sustentam um novo paradigma de educação jurídica e de aplicação-interpretação do direito, reconhecendo-o como parte integrante do todo, cuja convivência com as disciplinas correlatas faz-se indispensável na sua consideração. Esse processo de alfabetização inclusiva tem no seu cerne a Constituição e o reconhecimento de uma cultura de direitos que esteja presente enquanto pertença comunitária e que encontre seu locus primeiro na sociedade. Nesse sentido, a alfabetização ecológica com base no compromisso constitucional pedagógico constitui alternativa importante na arquitetação de um novo paradigma de vida digna.

Palavras-chave: educação; cidadania; alfabetização; pedagogia; direito.

Abstract

The Modern Law, through its critical theory, considers much more of what the study of the norm and the subsidiary application of this to the social facts, by the way, Kelsen considered, in its Pure Theory of Law. The trans discipline and the inter discipline support a new paradigm of legal education and application-interpretation of the Law, recognizing it as integrant part of all, whose coexistence with them others disciplines becomes indispensable in its consideration. This process of inclusive alphabetization has in its nucleus the Constitution and the recognition of a culture of legal rights that is present while it belongs communitarian, that it finds first its place in the society.

Keywords: education; citizenship; alphabetization; pedagogy; law.

Alfabetização ecológica e cultura constitucional


Nº 39, jul./dez.2011



 

Outras matérias:

anterior < Quem é ‘O Povo’? Sobre o Sujeito Impossível da Democracia

próxima > A ética como critério para mediação de conflitos entre sistemas jurídicos na contemporaneidade

 

 
     
fim das matérias

Copyright:
As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.Permite-se a
reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.
Abaixo rodapé  do site da PUC


Powered by Publique!